«

»

jan 23

Ácaros, o grande vilão dos alérgicos

O que são

Ácaro é o nome comum de aproximadamente 30.000 espécies de aracnídeos diminutos, semelhantes a carrapatos, possuindo a cabeça, tórax e abdômen unidos num corpo segmentado, porém, com tamanho muito inferior e impossível de ser visto a olho nu.

Corpo 

Ainda na forma de larva, os ácaros podem possuir três pares de patas, já na fase adulta, este número aumenta para quatro. Possui estrutura bucal adaptada para perfuração. Como a maioria dos aracnídeos, os ácaros respiram através de traquéias (pequenos tubos que se abrem na camada superficial do corpo) e vivem tanto em ambiente terrestre quanto em ambiente aquático.

Tipos de ácaros 

Entre os ácaros mais importantes se encontra o ácaro vermelho e o ácaro da sarna. Há também os ácaros do folículo, que infectam os folículos pilosos e as glândulas sebáceas humanas.

Entre os animais pode-se citar os ácaros dos pássaros, que infectam a pele destes animais, o das galinhas, que atacam as aves domésticas, podendo, inclusive, produzir dermatite nos seres humanos.

Com relação aos ácaros que vivem em ambiente aquático, existem nos rios e nos lagos, espécies de água doce.

Entre outros ácaros comuns se encontram as conhecidas aranhas vermelhas ou ácaros aranha, que formam teias, alimentam-se de folhas e destroem muitos tipos de plantas.

Causador de alergia 

Os corpos dos ácaros mortos e seus excrementos ficam misturados com a poeira dentro das casas. Este material pode provocar alergias nos seres humanos, quando inalado ou até mesmo em contato com a pele.

Classificação científica

Domínio: Eukariota
Reino: Animal
Subreino: Metazoa
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Classe: Arachnida
Ordem: Acarina

Fonte: Toda Biologia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *