↑ Voltar para Vale a Pena Ler

Proteção Especial contra Carrapatos

Exposis Spray® Proteção Especial Contra o Carrapato


Mais que um desconforto, um perigo para toda a família.

Proteger-se contra o carrapato não é só uma questão de conforto: o carrapato transmite a febre maculosa, uma doença grave que provoca a morte em 30% das pessoas infectadas (fonte: SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo).

A febre maculosa, doença febril aguda, de gravidade variável, é uma zoonose, ou seja, uma doença que ataca homens e animais. Esta doença provém de uma bactéria chamada Ricketsia rickettsii.

Quem “carrega” (vetor) essa bactéria é o carrapato, mais especificamente o da espécie Amblyoma cajennense,também conhecido como “carrapato-estrela”, “carrapato-de-cavalo” ou “rodoleiro”. Outros carrapatos são apontados também como vetores na literatura científica em outros países.

As fêmeas de carrapatos podem pôr de cinco mil a oito mil ovos antes de morrer, e os carrapatos infectados pelas bactéria irão transmitir a doença.

Diversos outros animais ajudam a manter o ciclo da doença. Isso se aplica aos animais de companhia, como cães e gatos, aves domésticas (galinhas e perus) e outros mamíferos, como cavalo, boi, carneiro, cabra, porco veado, capivara.

Como ocorre a transmissão da doença?

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato infectado. A partir de quatro a seis horas (depois da fixação do carrapato) a doença já pode ser transmitida.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os “carrapatinho” ou “micuins” são as larvas do mesmo carrapatos-estrelas, e não necessariamente de outra espécie de carrapato. Da mesma forma, os “vermelhinhos” são as ninfas (formas intermediárias do ciclo de um mesmo carrapato”. O homem é intensamente atacado nas fases de larvas e ninfas que podem transmitir a febre maculosa.

Após a picadas pelo carrapato infectado, existe um período de incubação da doença, que pode durar de 2 a 14 dias. Há inúmeros relatos de mortes em várias cidades do Estado de Sã Paulo e outras regiões do Brasil.

As picadas de carrapatos raramente são descobertas. Isso ocorre por causa do anestésico secretado durante o processo de sucção. No final deste processo, apenas um pequeno círculo vermelho na pele dá a pista de que ali ocorreu uma picada de carrapato. É aí que está a grande armadilha da febre maculosa: a doença só é transmitida de 4 à 9 horas depois da picada.

Quais são os principais sintomas da Febre Maculosa no homem?

A doença começa subitamente com a presença de febre alta, dores de cabeça e dores musculares. Geralmente no quarto dia, surgem manchas róseas nas extremidades, em torno do punho e do tornozelo, tronco, face, pescoço, palmas das mãos e solas do pés.

Alguns casos podem ser extremamente graves, ocorrendo necrose (morte) de tecidos. Nota-se inchaço das pálpebras e rosto, bem como das pernas, que apresentam aparência brilhante. Tosse e queda de pressão são freqüentes.

Um dos problemas mais graves no diagnóstico da febre maculosa está na semelhança dos seus sintomas iniciais (febre, dor de cabeça, etc.) com os de outras doenças mais comuns, como a gripe. Isso faz que as pessoas muitas vezes não procurem o tratamento adequado no início do processo e a doença evolua pra um quadro mais grave. Cerca de 80% dos indivíduos com forma grave, se não diagnosticados e tratados a tempo, evoluem para o óbito.

Diante desses sintomas associados a um histórico de contato com carrapatos, procure um serviço médico imediatamente, e não deixe de comunicar que pode ter sido picado por carrapatos.

O tratamento se faz com antibióticos, além de outros cuidados por causa de possíveis complicações, principalmente renais, neurológicas e pulmonares.

Com o quê devo me proteger?

Exposis Spray® não tem perfume e tem uma concentração 5 vezes maior da substância repelente, que os produtos mais encontrados no mercado. Essa quantidade de princípio ativo é a que os médicos recomendam para a proteção contra os insetos transmissores de doenças, sobretudo o carrapato.

Como devo me proteger?

Os carrapatos, na maioria das vezes, fazem o seu ataque a partir dos pés, tornozelos e pernas, pois sempre aguardam sua vítima na vegetação rasteira. Aplique Exposis Spray em abundância nas partes expostas do corpo e por cima dos tecidos incluindo calças, meias, calçados e partes expostas do corpo. Esta aplicação deve ser refeita a cada 24 nos tecidos e a cada 5 horas na pele exposta.

Posso passar na pele e depois colocar a roupa por cima?

Como um repelente evapora para manter o inseto longe da pele, é necessária a aplicação na pele e principalmente na parte externa das roupas, na altura do joelho incluindo calças, meias e calçados. Repetimos que a proteção da aplicação nos tecidos dura 24 horas. Após este período a aplicação deve ser renovada.

Prefira as roupas claras para identificar melhor o ataque dos carrapatos e evite o uso de perfumes já que as fragrâncias atraem insetos.

Se for picado, posso arrancar o carrapato?

Nunca. Não arranque, esmague ou queime o carrapato já que a bactéria Rickettisia rickettsii que provoca a febre maculosa, infecta o ser humano através das microlesões causadas pela picada.

IMPORTANTE:


Deve-se procurar um hospital ou posto médico imediatamente para obter orientação adequada e acompanhar o paciente para detectar algum sintoma da doença.

Qualquer método de retirada corre o risco de infecção. Faze-lo “dormir” com éter também é totalmente ineficaz.

É com algumas horas de sucção que a bactéria entra no organismo humano por meio da saliva e das fezes do carrapato.

Os sintomas da febre maculosa são febre alta e manchas vermelhas na pele. Seu tratamento é simples, mas o diagnóstico é muito difícil, pois se confunde com uma gripe forte. Analgésicos devem ser evitados, pois podem acelerar o processo hemorrágico da febre maculosa.

Se após uma picada de carrapato ou visita a algum lugar com cavalos, capivaras, gado ou qualquer outro animal de sangue quente houver febre forte e manchas avermelhadas na pele, procure imediatamente um hospital ou posto de saúde, avisando o médico da possibilidade do doente ter sido picado pelo carrapato.

Evite as regiões onde se sabe da infestação deste inseto e proteja-se antes com a aplicação do Exposis Spray Para Pele sobre a pele exposta e sobre as roupas.

Exposis Spray só é eficaz contra os carrapatos?

Não. Produtos baseados em dietiltoluamida são eficazes contra todos os insetos, como por exemplo, os pernilongos, borrachudos, pulgas, piolhos e, principalmente, mosquitos transmissores de doenças como a dengue, malária, leishmaniose, febre amarela e os carrapatos transmissores da febre maculosa. Mas atenção, a literatura médica indica a concentração de 50% para uma proteção prolongada contra o desconforto, doenças e reações alérgicas provocadas pelas picadas de insetos.

O Laboratório Osler do Brasil também fabrica o Exposis Gel Para Pele com a mesma eficácia e concentração do Exposis Spray e o Mosquiteiro Impregnado Exposis para proteção contra os insetos de hábitos noturnos.

ATENÇÃO:

A linha de produtos Exposis é de uso em humanos sendo proibido o uso em animais domésticos e na pecuária.

Clique aqui para ver e adquirir o produto na loja virtual da Alergo House

32 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. leonel servato

    meu filho foi infectado por uma especie de carrapato pequena tipo o estrela,manchas avermelhadas coceiras ,tipo sarna, nao detectamos sintomas ,serios ,varios medicos receitaram antalergicos,antibioticos etc e nada.
    Eu e minha esposa encontramos carrapatos pequenos e finos na pele da criança,comunicamos ao medico , nao houve aceitaçao por parte dos proficionais da saude,meu filho esta com manchas na pele e aida com coceiras ,por conta propria estamos tratando como podemos,estamos dando remedios,pois nao conhencem bem estas infestaçoes aqui em minha cidade,estou dando cetoconazol comprimidos ,e o unico que esta ajudando ate o momento,pomadas tais como novacort,terra-contril ajudao um pouco,como podemos fazer nao nos ajudao .Ficamos indignados com os medicos que sabem menos que nos,aqui em Uberlandia mg ,preciso ajuda antes que vire algo perigoso para uma criança de 7 anos obrigado

    1. Juliana

      Eu não sabia que isso poderia acontecer com humanos até meu filho mais novo contrair este parasita. No início achei que era sarna, pois ele tinha crises de coceira terríveis, depois notei manchas avermelhadas e passei a usar um sabonete para escabiose(escabim). Até que dias depois, encontrei em sua pele e toalha, bichinhos bem pequenos. Toda a família foi contaminada então fizemos um tratamento com uma medicação que finalmente resolveu o problema: Ivermectina (comprimido). Nos primeiros quatro dias tive que escaldar com água fervente as roupas de cama e as que usávamos. Não foi necessário repetir o tratamento e em menos de sete dias tudo estava resolvido graças a Deus!

      Que possa te ajudar também.

      Boa sorte e tudo de bom

  2. Luciano

    Trabalho no mato, e fiquei com as pernas e barriga cheia de carrapato…Qual cuidado tenho q ter para poder adentrar nas áreas infestadas.
    Obrigado.

    1. Alergo House

      Boa Tarde!

      Prezado Sr. Luciano,
      Recomendamos que utilize o repelente Exposis: http://www.alergohouse.com.br/catalogsearch/result/?q=carrapato
      O Exposis Extreme possui o princípio ativo de repelência ICARIDINA – desenvolvido pela Bayer e fabricado na Alemanha – que além de possuir o dobro do tempo de repelência do DEET (substância encontrada nos repelentes comuns), não é oleoso, atóxico, tem toque agradável, não é irritante e não tem perfume (perfumes atraem insetos).

      Uma única aplicação repele os insetos do contato com a pele por até 10 horas. Se aplicado nas roupas – para evitar que o inseto pique através do tecido – dura ainda 24 horas ou uma lavagem. Indicado para adultos e crianças acima de 10 anos (para menores utilize o Exposis Infantil)

      O repelente Exposis Extreme, repele TODOS os insetos, incluindo os mosquitos transmissores da Dengue, Malária, Leichmaniose e o carrapato, transmissor da Febre Maculosa. Possui testes e pesquisas de credibilidade mundial

      Atenciosamente, Alergo House

  3. ronaldo (nardão)

    A mais de 8 meses quando fui pescar, 3(Tres) carrapatos me picaram e ficaram alojados em mim por mais de uma semana, pois creio q por serem muito pequenos, não percebi. Agora, 8 meses depois, estou com as pernas e parte do corpo cheio de manchas. Será q pode ser em decorrencia das picadas deste bicho. Att. Ronaldo.

    1. Alergo House

      Bom dia!
      Sr. Ronaldo,
      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.
      Gostaríamos de convidá-lo a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br
      Atenciosamente, Alergo House

  4. rodrigues

    Olá, meu bebe de 4 anos foi a roça de dia e voltou à noite, dei um banho notei no ombro algo como se fosse uma picada de pernilongo cor clara.
    No dia seguinte, acordou e eu dei um banho, e tempo estava frio, e de blusa de meia estação, saimos e passeamos o dia todo, voltando a noite, onde ele tomou um banho rápido e foi dormir sem qualquer alteração. Enfim, dois dias depois, despertando notei algo absurdo, aquela bolinha era um carrapato boi, que conforme ela fez movimento saiu, já cheio e deixando sangrar a mordida. passei gelo, e isto tem 1 hora, não sei o que fazer, estou muito preocupada, por favor me aconselhe. Aguardo, não sei se a origem é de cão, cavalo ou etc…Um abraço, bom dia”

    1. Alergo House

      Bom dia!

      Prezada,
      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.

      Gostaríamos de convidá-lo a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  5. Tatyane Murça

    Boa Noite

    Fui para viajar nesse feriado e a cachorra de uma amiga estava com carrapato, nao fui picada nem meu filho ou marido, mas hj quando mexi na coberta do bebe havia um carrapato, so que eu nao percebi antes e gostaria de saber como lavar as roiupas para que seja evitada ujma infestação por favor meu bebe tem 7 meses e estou morrendo de medo, dele ter sido picado e eu nao ter poercebido ou ainda ser por causa desse bicho horrivel aqui em casa.

    Desde já agradeço.

    1. Alergo House

      Bom dia!

      Prezada Sra. Tatyane,

      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.

      Gostaríamos de convidá-la a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  6. Moyses

    Fui picado por um carrapato há uns 02 anos e até hoje o local ainda coça e fica vermelho com descamações.
    Não sei mais o que fazer. Poderia me ajudar ?

    1. Alergo House

      Boa Tarde!

      Prezada Sr. Moyses,

      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.

      Gostaríamos de convidá-lo a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  7. adriana

    Boa tarde!

    A filha da minha amiga foi picada por um carrapato grande, (sic)mãe. Ela o retirou com auxilio de acetona e pinça…a criança tem apenas 4 anos de idade e o carrapato estava em sua cabeça…e agora o que devemos fazer? desde já muito obrigada!

    1. Alergo House

      Bom dia Sra. Adriana,

      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.

      Gostaríamos de convidá-la a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  8. ricardo pm

    Fui para chácara no fim de semana, dai fui ao córrego que passa no fundo la tem uma pequena mata os cavalos e vacas, e também a pacas bebem água no local, andando na trilha próxima ao corego cortei uma galha de arvore que estava no caminho assim que cortei ela muitos carrapatos caíram em cima de mim mais especificamente cabeça e ombro esquerdo, não me importei pensei que fosse terra dai quando ia voltando começou a cossa quando vir era vários carrapatinhos pequenos minha sogra viu e disse que era apenas alguns redoleiros, dai tomei vários banhos e tirei o que pude ver , só que hoje estou todo empolado e ande os carrapatos ferraram estão inchados e vermelhos e coçando muito e queimando. isso pode ser algum sintoma da febre maculosa….

    1. Alergo House

      Bom dia!

      Prezado Sr. Ricardo,

      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.

      Gostaríamos de convidá-lo a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  9. ANDREA

    Acabei de encontrar um carrapato na cabeça de minha filha de 2 anos…estou apavorada!
    Tirei o bicho e ficou inchadinho onde o bicho estava…parece uma verruga avermelhada
    Levo ela no pronto socorro? Me ajudem pelo amor de Deus.

    1. Alergo House

      Bom dia!

      Prezado Sra. Andrea,
      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.

      Gostaríamos de convidá-la a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  10. Elisangela

    Olá, estava tomando banho e vi um carrapato no meu ombro, eu o tirei, era muito pequeno, não estava ali por muito tempo, será que tenho chances dessa doença aparecer em mim? ele devia estar ali por uns 5 minutos só

    1. Alergo House

      Boa Tarde!

      Prezada Elisangela,
      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.

      Gostaríamos de convidá-la a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  11. Macia Santos

    meu filho foi picado por um carrapato e eu o retirei no local ficou um caroço .O que devo fazer?

    1. Alergo House

      Bom dia!
      Prezada,
      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.

      Gostaríamos de convidá-la a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  12. Eliane Melo

    Bom dia. Meu filho foi mordido por um carrapato há um ano, e no local da mordida criou uma crosta escura que ainda coça muito. E eu não sabia das doenças que o carrapato transmite. Portanto, gostaria saber sua opinião se devo me preocupar com esta crosta escura e a coceira? Obrigada!

    1. Alergo House

      Bom dia!
      Prezada,
      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.

      Gostaríamos de convidá-la a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  13. Eliane Melo

    Mordida de carrapato que fica um caroço preto e coça é motivo para preocupação? Faz um ano a mordida e ainda esta nessa situação. Obrigada.

    1. Alergo House

      Bom dia!
      Prezada,
      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.

      Gostaríamos de convidá-la a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  14. debora

    Ola! a minha cachorra estava com carrapatos, dai passei o remédio nela.
    Os dela acabaram, mas apareceram na minha cabeça, já achei uns quatro.
    O que faco para acabar com os carrapatos? Estou desesperada!

    1. Alergo House

      Boa Tarde!
      Prezada,
      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – mas recomendamos que procure profissional de sua confiança com urgência pois o carrapato transmite doenças muito graves.
      Gostaríamos de convidá-lo a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  15. jessica agape

    Ola,boa noite. Minha filha e eu fomos num curral a mais ou menos 1mes,e de ontem pra hoje surgiram caroços avermelhados em todo corpo dela e saindo uma agua. Dei um banho nela e notei q perto do mamilo esquerdo dela tinha um carrapato bem pequeno do tamanho de um grão de areia,arraquei ele sovq estão aparecendo mais caroços. Por favor me ejudem! Ela tem só 4anos.

  16. lu

    Ha 10 anos +- fui picada por um carrapato grande na minha terra conhecido como riduleiro…mas ate hj sinto coiceira no lugar da picada. Não procurei medico. Sera q to com alguma doenca?

    1. Alergo House

      Prezada,
      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.

      Gostaríamos de convidá-la a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  17. JC

    Precaução é muito importante

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *